quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os 5 mandamentos do espírito de equipa

"O problema não é o problema, o problema é a atitude em relação ao problema" (Kelly Young). As atitudes afetam a nossa forma de pensar, o nosso estado de espírito e o estado de espírito das pessoas que nos rodeiam.

Isto é especialmente relevante quando se é líder. Se o responsável por um grupo de pessoas anda sempre de trombas, não é de admirar que a equipa não ande propriamente feliz da vida. Mas isto aplica-se a toda a gente e não só aos líderes: cada um tem a capacidade de influenciar os outros. O mau humor pega-se. Felizmente, o bom humor também.

Uma atitude positiva reflete-se no ambiente de trabalho, na motivação, no empenho e nos resultados da empresa.




1 - Ninguém é menos profissional por RIR

Confraternizem e não tenham constrangimentos em rir. O ambiente de trabalho vai ficar mais descontraído.


2 - Fazer aos outros o que gostamos que nos façam a nós


Sejam disponíveis para os outros, preocupem-se, façam os outros saberem que contam com a ajuda de qualquer um dos membros da equipa, sempre que precisarem. 
 

3 - Procurar soluções

Ninguém é infalível ou perfeito. Quando algo correr mal assumam juntos o que aconteceu. Em equipa, chegam mais depressa à solução e isso é mais importante do que apontar dedos, ou não?


4 - Tentar sempre manter a calma
 
Quem estiver nervoso que vá dar uma volta, isole-se um pouco, respire fundo... O que for preciso para não descarregarem uns nos outros e dizerem algo que depois se arrependem.


5 – Otimismo e simpatia

Sorriam, partilhem as boas notícias, elogiem quem merece. Cada um deve procurar ser alguém de quem é bom estar perto!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Que características deve ter uma Força de Vendas?

A Força de Vendas é o meio de maior potencial para chegar ao cliente. Ela é, de cada vez que se encontra com um cliente, embaixadora da empresa, da sua cultura e dos seus valores. Porque tem contacto direto com o cliente, tem a possibilidade de o entender, de criar empatia, de criar soluções à medida e de fidelizar que mais nenhuma forma de comunicação consegue alcançar.


Para conseguir os melhores resultados, a Força de Vendas tem de ser possuidora de algumas características essenciais, no decurso da sua atividade:

•    Ambição – Tem de ser inato. Pergunte a um vendedor o que quer ser no futuro, quais as suas ambições. Se este hesitar e não mostrar grande ambição e determinação, não o contrate;

•    Capacidade Consultiva – A venda deve ser um passo natural de todo um processo. Se as necessidades do cliente estiverem devidamente detetadas e os benefícios da solução estiverem bem explícitos, a venda deverá surgir com naturalidade;

•    Visão Estratégica – A Força de Vendas trabalha para um objetivo e, para o alcançar, tem de ter uma estratégia bem definida;

•    Capacidade de Gestão – Gestão do tempo, do esforço, dos clientes, das encomendas, da equipa de trabalho. A Força de Vendas tem de saber gerir todas as vertentes da sua atividade;

•    Resiliência e Confiança – Só não falha quem não tenta. A Força de Vendas nunca desiste.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dar e receber: o que dar para receber o empenho e o compromisso das pessoas?

Não é por acaso que as melhores empresas para trabalhar costumam ser empresas bastante bem sucedidas: quando as pessoas gostam do trabalho, trabalham com mais vontade, são mais produtivas e a qualidade do trabalho é melhor.

Há que dar para receber. Neste caso, quer receber empenho, compromisso e um trabalho bem feito, de cada um dos seus colaboradores. Sabe o que deve dar para receber isto?


1 – Crescimento profissional

As pessoas precisam de evolução, ascensão e de realização, de fazer carreira e andar para a frente.


2 - Liberdade

Os bons profissionais só se mantêm em ambientes onde há liberdade. Ninguém gosta de normas e ordens que não entende. Avalie até que ponto cada um pode gerir o trabalho à sua maneira, sem prejudicar o trabalho. Assim, também sabe rapidamente quem sabe usar a liberdade responsavelmente e quem deve ser afastado da empresa.


3 - Justiça


Tratar as pessoas de maneira diferente, ter "preferidos", ter atitudes diferentes perante o mesmo erro, é meio caminho andado para ter uma equipa insatisfeita.


4 - Confiança na empresa


É necessário acreditar que a empresa está empenhada em fazer o que é certo, é ética, tem uma orientação e sabe para onde vai. Deve ser claro que os líderes estão preparados para esse cargo e que dão o exemplo.


5 - Bons líderes


A boa qualidade do ambiente de trabalho depende diretamente das pessoas que tomam as decisões (ver mais).


6 – Comunicação e espírito de equipa

Uma empresa em que nada é comunicado, mas tudo se sabe nos corredores, é propícia a conspirações, intrigas, mesquinhices e boatos. A comunicação na empresa deve ser transparente e toda a gente deve sentir que é parte da equipa, não que é alguém que anda ali, que sabe que vai acontecer qualquer coisa, mas não sabe o quê, nem porquê. Isto é especialmente importante em épocas de instabilidade, em que as pessoas temem pelos seus postos de trabalho.


7 – Recompensa e reconhecimento

Não estamos a falar de dinheiro. Claro que, se a pessoa receber muito pouco, não vai estar satisfeita. Mas o mais importante não é o salário, é o reconhecimento. De acordo com os estudos de RH, o salário é desmotivante se for muito baixo. Se for justo, deixa de ser uma preocupação. As pessoas motivam-se mais com um salário justo, numa equipa boa, integradas em projetos que a fazem crescer profissionalmente, que as desafiam e que dão prazer, do que quando têm um salário bastante alto, mas têm um mau ambiente de trabalho, nunca são reconhecidas por nada e não têm satisfação nenhuma naquilo que fazem.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parcerias que beneficiam o seu negócio: como escolhê-las?

Fazer uma parceria é conseguir vantagem. É poder dar mais soluções aos seus clientes sem deter, necessariamente, as competências requeridas ou os custos de produção inerentes à área complementar que está a oferecer, é dar dinheiro a ganhar a outra empresa e receber novos contactos e novos negócios provenientes da mesma. Ganha a sua empresa, ganha a empresa sua parceira e ganha o seu cliente.

Claro que também existem parcerias que não correm bem. Nem podem correr se, por exemplo, uma das partes apenas quiser aproveitar-se do bem que a outra lhe pode fazer, sem contribuir na mesma moeda. As parcerias têm de ser efetivas. Dar mais força a cada uma das partes envolvidas. Ser win-win.

 
Escolha empresas de áreas complementares

Fazer uma parceria com uma empresa que faz exatamente o mesmo que a sua, pode funcionar. Mas é difícil. O mesmo com as parcerias celebradas entre empresas cuja área de atividade não tem nada a ver com a da empresa parceira. Acabam por "morrer" sem nunca serem devidamente dinamizadas. As parcerias mais produtivas e de maior sucesso são as que são realizadas entre empresas de áreas complementares. Oficinas e seguradoras, lojas de brinquedos pedagógicos e centros de ATL… Empresas que partilhem o target, que possam divulgar os serviços uma da outra, serviços estes, benéficos para os seus próprios clientes, mas que não façam concorrência entre si.


Conheça bem o negócio, forças e fraquezas do seu potencial parceiro

Passa a ser parte do seu negócio e passam a ser as suas forças e fraquezas. Tem de estar consciente destes pontos para poder comunicar ao seu cliente os benefícios do produto ou serviço que lhe oferece através da empresa parceira, para saber quando está a nadar para fora de pé, oferecendo o que não existe (quem fica mal é o cliente), e para ajudar o seu parceiro a suprimir as fraquezas que tenha, tal como ele fará consigo. Se os pontos fracos forem muito graves, como um péssimo serviço ao cliente, não se meta nisso! Afinal, é para essa empresa que vai estar a encaminhar os seus clientes.


Compreendam as expectativas um do outro

Para uma parceria ter pernas para andar, ambas as partes têm de estar cientes do que querem e do que podem ou não esperar da outra. Só após ter este conhecimento e se chegar à conclusão que, efetivamente, a parceria compensará e é algo em que apostar. As empresas têm de acrescentar valor ao negócio uma da outra.


Avalie a capacidade de trabalho conjunto

Entre parceiros, deve haver transparência e plena confiança. No trabalho, no produto ou serviço, na forma como tratam os clientes, na procura de soluções para problemas que possam aparecer, na definição de metas conjuntas e na melhoria do negócio de ambas as empresas. Embora noutro espaço físico, a empresa parceira deve funcionar como uma parte da sua empresa. Como o departamento que trata "daquela" área do negócio.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como está a sua empresa? Sinais de alerta a ter em atenção

As empresas em declínio apresentam sintomas que permitem tomar medidas, alterar o curso em que se está e evitar o pior. Tenha em atenção os pontos que se seguem. Quantos mais se verificarem na sua empresa, mais urgente é intervir e mudar o rumo dos acontecimentos.


 

Sinais de alerta:

1 - Repetição constante dos mesmos problemas;

2 - Aumento da quantidade de níveis hierárquicos (a cadeira de comando deve ser o mais curta possível, um aumento significa que estamos perante um sintoma de má administração);

3 - Os quadros hierárquicos superiores começam a sair: por norma, são os primeiros a ver que não há carreira para fazer na empresa e a ir para outro lado;

4 – Muita rotatividade nos novos colaboradores e permanência dos colaboradores antigos na empresa;

5 - Pessoas ansiosas e stressadas;

6 – Dificuldade em organizar e distribuir tarefas;

7 - Excesso de reuniões;

8 - Aumento do descontentamento dos clientes (internos e externos);

9 - Atrasos nos pagamentos;

10 - Endividamento crescente;

11 - Faturação em queda ou estagnada.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como ganhar destaque no mercado?

Conseguir um lugar de destaque no mercado depende apenas de si. Aposte na qualidade, conheça e respeite os outros players e não queira tudo para ontem. Implemente estas boas práticas e... Bons negócios!



1 – Qualidade no relacionamento e no atendimento ao cliente

•    Fale regularmente com os clientes;
•    Responda às objeções;
•    Esclareça as dúvidas;
•    Seja rápido e prestável;
•    Avise o cliente em caso de erro, atraso ou outra falha;
•    Disponibilize vários canais de comunicação para que o cliente possa chegar facilmente até si.


2 – Ouça o cliente

Incentive-o a reclamar e apresentar sugestões e use essa informação para melhorar.


3 – Aposte em parcerias e sinergias

Trabalhar com empresas de áreas complementares permite-lhe oferecer um maior leque de serviços ao cliente, sem os custos de ter de ter essas competências internamente.


4 – Trabalhe a imagem


Só depois de captar a atenção do cliente é que poderá ser considerado uma alternativa a explorar.


5 – Faça vendas consultivas


Ouça o cliente, compreenda o negócio dele e aconselhe as soluções que forem melhores para o caso específico do cliente, mesmo que não sejam as que compensam mais para si.


6 – Tenha o produto disponível


Ajudar o cliente a escolher, investir tempo até que ele saiba exatamente o que quer para, depois, ir comprar à concorrência porque a sua empresa, afinal, não tem o que ele precisa, é oferecer aos outros a papinha toda feita.


7 – Inove sempre!

Se estiver sempre um passo à frente, torna-se difícil copiá-lo.


8 – Não entre em guerras de preços


Não esteja sempre a fazer campanhas nem sacrifique lucros ou baixe preços só para ganhar uma venda, associe benefícios ao produto/serviço, justificando o preço que tem. Aposte na qualidade, é isso que é valorizado. É comum ouvir os consumidores dos mais diversos produtos e serviços dizerem "é um pouco mais caro, mas justifica-se porque…" O importante é isso. Que se justifique, que seja vantajoso para o cliente.


9 – Saiba lidar com a concorrência

Não viva em função do que os outros fazem, não copie, mas também não despreze nenhum concorrente, por pequeno que lhe pareça. Quando possível, converta-os em aliados: antes de decidir que um novo concorrente é um adversário, entre em contacto. Quem sabe não pode tornar-se um parceiro interessante?

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como tratar a questão Preço?

O preço é um fator de grande importância em qualquer negociação. Há sempre um momento em que este tema tem de ser tratado, pelo que não merece a pena tentar fugir dele. No entanto, não devemos assumir que tudo se reduz a preço, nem recear que se fale do preço.


Mas, então, como vencer o fator preço, quando o cliente apenas mostra interesse neste?

Não há fórmulas mágicas, mas deixamos aqui algumas questões que poderá considerar quando tiver de tratar o preço no cliente:

•    Se o cliente insiste que o preço é caro, não assuma que apenas resolve a questão oferecendo descontos. Frequentemente, o que o cliente ainda não viu foi a justificação do valor que lhe é pedido;

 
•    Procure validar a sua proposta com o cliente, fazendo entender que o preço é diretamente proporcional às vantagens que a sua solução oferece;

 
•    Desfoque das funcionalidades e características do seu bem/serviço e centre-se nas necessidades do cliente que irá suprimir;

 
•    Ofereça soluções em que acredita e não se limite a anotar o que o cliente lhe pede, isto irá ajudá-lo a demonstrar as razões pelas quais a sua proposta é a melhor para o cliente;

 
•    Não receie objeções, a objeção revela aquilo a que o cliente dá mais valor. Ofereça soluções;

 
•    Quando necessário, relativize e apresente os valores num espaço temporal mais imediato. Por exemplo, faça notar o valor diário de um acordo de assistência técnica.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

9 Coisas que os líderes NÃO FAZEM

O impacto que as más chefias têm nas organizações tem repercussões muito para além do que, à primeira vista, se possa pensar. Desmotivação, diminuição da produtividade, perda de talentos, tensão, stress, falta de compromisso e de empenho, mau serviço, rotatividade de pessoal, má qualidade dos serviços, descontentamento dos clientes...

Detestar o "chefe" é, em mais de 80% dos casos, o motivo porque alguém pede a demissão. Ser "chefe" não é ser "líder". Um líder é alguém em quem as pessoas confiam, respeitam, admiram, procuram para falar. É alguém que dá o exemplo. Um chefe é um tipo que tem a mania, que tenta impor-se e que, se não estiver por perto, melhor!


 
As empresas precisam de líderes e não de chefes. Quer ser um bom líder?
Comece por evitar os erros que se seguem:


1 – Má comunicação


Se não disser exatamente o que quer, ninguém adivinha. Seja claro, senão, o trabalho não fica bem feito, as pessoas ficam desmotivadas, os processos atrasam-se e a empresa perde oportunidades.


2 – Não mostrar reconhecimento

Elogiar é uma das melhores formas de motivar e de conseguir que os colaboradores vistam a camisola, sintam gosto no que fazem e procurem fazê-lo cada vez melhor. Ser um líder implica ser capaz de reconhecer o que os outros têm e fazem de bom, sem medos, inseguranças ou invejas. Os melhores líderes não são os que criam muitos seguidores, são os que são capazes de criar outros líderes.


3 – Gerar desconfiança

Quem tem o hábito criticar uma pessoa quando fala com outra, em vez de falar diretamente com a pessoa em causa, é alguém em quem não se pode confiar. Com o tempo, toda a equipa deixa de confiar e ainda ganha a fama de ser intriguista e pouco frontal.


4 – Apontar dedos

Se é um líder, deve assumir as responsabilidades pelo que correu mal, dar a cara, motivar todos para que se faça melhor. Um erro de alguém da equipa é um erro seu. Assuma-o e não aponte dedos, isso não fica bem a ninguém.


5 – Fazer promessas que pode não cumprir

Ficará mal visto, mesmo que não dependa de si. Não tem a certeza de poder cumprir, não prometa! Da próxima vez que prometer, ninguém vai acreditar.


6 – Deixar que lhe passem graxa

Ninguém gosta de uma pessoa que se deixa engraxar. Simplesmente, conseguirá perder o respeito de toda a equipa e será visto como alguém que só gosta das pessoas que lhe dizem o que quer ouvir. Uma pessoa com este tipo de atitude jamais será reconhecida como líder.


7 – Ser mal-educado


Gritos, palavrões, ofensas, não se admitem, nem a brincar. Uma empresa é um sítio para se ser profissional. Um líder respeita e dá-se ao respeito.


8 – Não tomar decisões

Os líderes tomam decisões. Certas ou erradas, mas tomam. Têm a coragem de tentar, arriscar e assumir a decisão. Se é para evitar decidir, fugir às questões, responder ambiguamente e não se comprometer com nada, o melhor é aceitar que não tem perfil de líder.


9 – Arrogância

O líder é parte da equipa e é considerado "autoridade" pelos outros. Se for considerado "autoridade" por si próprio, o mais provável é que o seja apenas por si mesmo. Estar num cargo de chefia pode ser algo passageiro e não faz de ninguém melhor ou pior que o resto da equipa. Também não transforma ninguém em líder. Um líder não olha para ninguém com arrogância, ouve toda a gente, considera as diferentes opiniões e envolve a equipa em tudo. Um líder trabalha em equipa, não se impõe à equipa, nem se distancia desta.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oiça! 5 Dicas para melhorar a eficácia da sua comunicação

Comunicar não é falar. É "meter em comum", é chegar à outra pessoa, saber que a informação é partilhada, que a mensagem passou, foi entendida, foi corretamente interpretada. E isto implica conhecer a resposta ou reação do outro. O feedback ou retroacção é parte integrante da comunicação. É ouvindo os clientes que pode melhorar… o seu negócio e a eficácia da sua comunicação.


1 - Tenha interesse

E mostre-o! Olhe para o seu interlocutor, evite gestos que podem ser interpretados como distração, como olhar para o lado ou rabiscar um papel.  A experiência que o cliente tem abrange toda a comunicação, incluindo a não verbal… principalmente a não verbal! A postura, o comportamento, o tom de voz, tudo comunica.


2 - Atenção ao silêncio

O silêncio fala alto e pode ter vários significados. Tenha atenção a momentos de pausa (podem transmitir dúvida, por exemplo), a fugas ao assunto e lembre-se sempre que é impossível não comunicar: optar por não responder é comunicar que não queremos responder, seja por que motivo for.


3 - Não assuma que sabe
o que vai ser dito

Oiça o que está a ser dito. Assumir é sempre um engano e pode conduzir a más interpretações. Não interrompa. Oiça até ao fim, mesmo quando lhe parece que "vai sair asneira".


As pessoas expressam-se de maneiras diferentes e, inclusivamente, atribuem significados diferentes às mesmas palavras, o que pode levar a mal-entendidos, se não houver cuidado.


4 - Procure a empatia

Para interpretar o que nos é dito, é necessário estar o mais próximo possível da pessoa que o diz. Conhecer as histórias, as emoções, as intenções, a maneira de pensar. Comunicar implica compreender e, para compreender o outro, é necessário tentar pormo-nos no lugar dele e conhecer a sua perspetiva.


5 - Assegure-se que entendeu

No fim da conversa, resuma o que foi falado e confirme que recebeu a mensagem que o seu interlocutor pretendia passar-lhe. Não tenha vergonha de dizer qualquer coisa como "deixe ver se eu entendi…".

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Faça o diagnóstico: a sua empresa é adversa à mudança?

Para acompanhar (e antecipar) as necessidades do mercado, é necessário que a empresa tenha agilidade suficiente para mudar. Mudar a oferta, mudar a forma de pensar, mudar o modo como se relaciona com o cliente… É necessário que a empresa seja capaz de esquecer o "porque sempre foi assim", seja mais autocrítica e aja!



A sua empresa é adversa à mudança?
 
1 – Criticam o que a concorrência faz mas, com 1 ou mais anos de atraso, fazem o mesmo?


2 – Existem "verdades absolutas" do tipo "isso não funciona porque já fizemos e não funcionou"?


3 – Têm relutância em apostar no desenvolvimento de colaboradores com pouco tempo de casa?


4 –
Debatem mudanças, fazem reuniões, pedem opiniões a mais pessoas, complicando tanto que chega ao ponto de a mudança em discussão deixar de fazer sentido?


5 – As chefias intermédias bloqueiam a comunicação entre os colaboradores e a administração?


6 – Fala-se de coisas que aconteceram há anos como se tivessem acontecido ontem?


7 – Comenta-se orgulhosamente as coisas que não fizeram (porque, se tivessem feito, não teriam funcionado)?


8 – Os novos talentos que integram a empresa vão embora rapidamente?

9 – Há dois grupos bem definidos de colaboradores, os que têm muito tempo de casa e os que têm menos de 2 ou 3 anos de casa?


Nota: Baseado na entrevista de Max Gehringer à CBN.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vantagens do pós-venda: mais e melhores negócios!

É comum verificar que, para algumas empresas, a atenção dada ao cliente diminui aquando do fecho do negócio. Mas a venda deve ser o princípio do processo de relacionamento com o cliente, não o fim. 

Clientes satisfeitos

Após comprar, o cliente espera continuar a receber a melhor atenção por parte da empresa que lhe vendeu o produto/serviço. Espera acompanhamento e preocupação. Espera que se corresponda às expectativas criadas na pré-venda, e é correspondendo e superando estas expectativas que conseguirá clientes satisfeitos: quanto mais altas forem, mais exigente será o cliente. Não prometa o que não pode cumprir.


Oportunidades de negócio

Dependendo da estratégia de cada empresa, o serviço de pós-venda pode ser uma das principais fontes de receita da organização, ou mesmo a principal. A venda de serviços de suporte, de assistência, renovação de garantias, workshops, ações de formação e outros serviços win-win podem ser uma fatia importante da sua faturação, só conseguida se mantiver a proximidade do cliente.


Reconhecimento de qualidade

Uma empresa que aposta na proximidade com o cliente, na construção de um relacionamento e na melhoria constante com base no que o cliente lhe diz, é uma empresa que tem de ter qualidade e de procurar mantê-la e melhorá-la. Será reconhecida por isso e só tem a ganhar com este princípio que é, simultaneamente, condição sine qua non para a implantação de um serviço pós-venda. Quem só tem clientes insatisfeitos ou engana os clientes, não se atreve a procurar proximidade, quanto mais a tentar vender-lhes mais qualquer coisa!


Fidelização de clientes

O pós-venda não só o ajuda a criar oportunidades de negócio, como a construir relacionamentos e a fidelizar os seus clientes (e sai cerca de 10 vezes mais barato manter um cliente que tem do que conquistar um novo cliente). Afinal, mesmo que um cliente tenha ficado bastante satisfeito com a sua empresa, se o contacto não for mantido, o mais provável é que ele se esqueça de si (ver mais).


Quem pode fazê-lo?

Para empresas com menos qualidade de serviço, implantar um serviço de pós-venda pode ser tão bom como dar um tirinho no pé! Faça-o se responder afirmativamente às questões abaixo colocadas (se não responder afirmativamente a alguma, trate essa questão rapidamente!):

•    Confia na qualidade do produto/serviço que a sua empresa oferece;
•    Conhece bem os benefícios que o produto/serviço tem para ao consumidor;
•    A força de vendas está treinada para bem atender às necessidades do cliente;
•    A satisfação do cliente está enraizada na cultura da empresa;
•    A maioria dos clientes da empresa está satisfeita;
•    A empresa tem capacidade para dar resposta para este tipo de serviço.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

9 Dicas para que um almoço de negócios corra bem

Einstein disse que "Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X, Y é o lazer, Z é manter a boca fechada". Então, e se juntarmos os momentos de X e Y, trabalho e lazer, num almoço de negócios com o cliente? 

Os almoços de negócios fortalecem laços e aumentam as possibilidades de fechar negócios! Para que isso aconteça e corra bem, basta "saber estar".

 

1 - Faça o convite com antecedência

O convite deve ser feito com três dias de antecedência, por telefone, explicando o motivo do encontro e aproveitando para perguntar se o cliente tem algum tipo de restrição ou preferência alimentar. Isto vai evitar constrangimentos (por exemplo, convidar um vegetariano para um óptimo restaurante de carnes)! O ideal: sugira duas ou três alternativas para que seja o convidado a decidir.


2 - Reserve mesa

Escolha a com melhor vista e/ou com mais privacidade e longe de locais de passagem, como as casas de banho ou a cozinha.


3 - Seja pontual

Quem convida deve chegar antes, no entanto, previna a eventualidade de o convidado chegar primeiro e, quando fizer a reserva, indique também o nome do convidado.


4 - Escolha bem o restaurante

Não é uma boa ocasião para experimentar restaurantes novos (a não ser que seja sugerido pelo convidado), pelo que o sítio deve ser conhecido, num local acolhedor, sem barulho, fácil de encontrar e com estacionamento por perto. Evite as comidas exóticas e os restaurantes muito caros, pois pode deixar o convidado pouco à vontade.


5 - Seja discreto e educado

Para além das regras que aprendemos quando somos pequenos, como por o guardanapo no colo, limpar a boca antes de beber, não falar de boca cheia... seja confiante e discreto! Se tiver de reclamar, chame o empregado discretamente, sem fazer cenas; se for o convidado a precisar de chamá-lo, antecipe-se: esse papel pertence ao anfitrião. Como o seguro morreu de velho, evite as comidas mais propícias a sujar-se (como pratos com muito molho) e o consumo de bebidas alcoólicas. Se o convidado quiser um pouco de vinho, acompanhe, sem exageros.


6 - Não fale de negócios!

Pelo menos, enquanto estiverem a almoçar. Podem falar levemente do tema ou de questões relacionadas, mas a altura ideal será no final do almoço, ao pedir a sobremesa ou o café. Antes disso, conheça e crie empatia com a pessoa com quem está, sem fazer perguntas sobre a sua vida pessoal!


7 - Evite o telemóvel

Quando o telefone toca, o convidado fica sem saber o que fazer, para onde olhar, a conversa é interrompida e o ambiente fica desconfortável. Durante o almoço deve estar disponível apenas para a pessoa com quem está. Esqueça o telemóvel, não o ponha em cima da mesa e deixe-o em modo de vibração ou no silêncio. Se receber uma chamada mesmo muito importante atenda mas seja breve; se já estiver à espera de receber essa chamada, avise o convidado logo no início do almoço.


8 - Pague a conta

Quem convida, paga. Se o convidado se oferecer para dividir, recuse educadamente e não faça comentários sobre o valor cobrado. Não peça a conta sem antes perguntar ao seu convidado se está satisfeito ou se deseja mais alguma coisa.


9 - Marque o próximo meeting

Evite que o almoço seja muito longo, para não cansar e não atrapalhar planos que o cliente possa ter para a parte da tarde. Quando se despedir, resuma a conversa, sugira agendar uma reunião para breve e diga que vai enviar um e-mail à tarde… Envie o e-mail à tarde!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

5 Aplicações que permitem aceder remotamente a um PC

Tanto a nível particular, como nas organizações, é comum ter a necessidade de aceder a um computador que está longe. Por exemplo, pode ter necessidade de, em casa, aceder ao computador do escritório, ou de dar ou receber suporte tecnológico. Pode fazer isto de uma forma simples, rápida e gratuita!

Existem várias ferramentas gratuitas que permitem resolver esta questão. Das mais utilizadas, destacamos 5:


1 - LogMeIn Rescue


O LogMeIn Rescue é uma boa solução para empresas e ITs que fornecem suporte remoto a clientes. O LogMeIn Rescue dá-lhe controlo remoto temporário de PCs atrás de firewalls sem ter que instalar um software. O LogMeIn Rescue está otimizado para funcionamento multi-sessão, permitindo sessões simultâneas ilimitadas. Existem vários métodos de ligação: código PIN, link por e-mail e, também, através de um sítio Web. Demonstração grátis disponível.



2 - RealVNC


O RealVNC oferece software de controlo remoto que lhe permite ver e interagir com outros computadores. Este software integra transferência de ficheiros e poderosas ferramentas de integração. O RealVNC é muito bom tanto para empresas médias/grandes, como para utilizadores individuais, suportando Windows, Unix e Mac.



3 - UltraVNC


O UltraVNC é um software poderoso, simples e grátis que mostra o ecrã de outro computador (via Internet ou Intranet) no seu ecrã. O programa permite usar o seu rato e teclado para controlar o outro PC remotamente. Significa que pode trabalhar num computador remoto como se estivesse à frente dele, esteja onde estiver.



4 -TeamViewer


O TeamViewer é um serviço que lhe permite ter controlo instantâneo de um computador em qualquer ponto da Internet, mesmo existindo firewalls. O TeamViewer também pode ser utilizado para apresentar o seu computador a um colega através da Internet: pode mostrar e partilhar software, apresentações PowerPoint e ficheiros. O TeamViewer não requer instalação.



5 - Ammyy Admin



O Ammyy Admin é um sistema inovador e versátil para acesso remoto ao computador. É uma maneira confiável e acessível de dar assistência ou facultar ensino à distância aos seus clientes, colaboradores, amigos ou familiares, em qualquer lugar do mundo. Ammyy Admin conecta computadores remotos dentro de alguns segundos, sem nenhuma instalação ou configuração. Permite ver os sistemas dos clientes e controlar remotamente o seu teclado e rato.



As sugestões apresentadas não pretendem ser uma lista exaustiva de aplicações, existindo mais ferramentas e serviços que servem os mesmos fins. Conhece outras? Partilhe connosco! Use a secção de comentários no fim do artigo!

Precisa de suporte tecnológico? Tem vontade de atirar o seu computador pela janela? Fale connosco ou defina o seu suporte personalizado e aguarde o nosso contacto!