quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

6 Dicas para obter vantagem competitiva

A vantagem competitiva vem da diferenciação face à concorrência. E, ao tentar ser diferente, por vezes as empresas acabam por cometer erros, concretizar ideias pouco planeadas e, inclusivamente, por enveredar por áreas e estratégias que implicam muitos gastos e pouco retorno.




É possível ganhar vantagem competitiva sem arriscar a sua empresa. Siga estas dicas, vai notar a diferença!

1 – A sua empresa é como o cliente a vê. Não interessa que você a veja como muito diferente e inovadora se o cliente não reconhecer essa diferença e não lhe identificar valor. A empresa é o que o cliente vê nela;

2 – Não ofereça mais do que o necessário. Querer agradar o cliente não significa querer comprá-lo, oferecer tudo, mostrar-se desesperado. Isto só leva a que o cliente queira cada vez mais por cada vez menos. Quem sai a perder é a sua empresa!

3 – Conheça os custos. Todos. Inclua os custos ocultos e os custos de oportunidade;

4 – Trabalhe com nichos de mercado e vá de encontro às necessidades específicas do cliente;

5 – Inove. Se pensa em procurar novos clientes para os produtos ou serviços que tem para oferecer, pense também em oferecer coisas novas aos clientes que já tem. Se não o fizer, algum outro o fará.

6 – Seja difícil de imitar. Ou todas as suas (boas) ideias serão usadas por si e pela sua concorrência. E, mais uma vez, não será diferente!