O que define as empresas são, essencialmente, duas características: visão de mercado e capacidade de execução. A existência, em maior ou menor escala destas características, torna as empresas aquilo que elas são: líderes, desafiadoras, focadas em nichos ou visionárias.
Se a empresa for muito boa a saber o que deve fazer e a antecipar-se à concorrência, mas não tiver a capacidade de agir, não lhe serve de muito ter essa visão. Por outro lado, se a empresa tiver capacidade de agir, mas estiver a andar no sentido errado, também não tem muito a beneficiar:
Empresas líderes
Têm maior viabilidade, detetam o que o mercado precisa e são rápidas a oferecê-lo, deixando pouca margem à concorrência. São extremamente produtivas e geram valor para todos os stakeholders.
Embora nem sempre tenham a melhor oferta, são vistas como a opção melhor e mais segura.
Empresas desafiadoras
Embora nem sempre tenham a melhor oferta, são vistas como a opção melhor e mais segura.
Empresas desafiadoras
Têm uma excelente capacidade de execução e estão próximas do mercado, mas têm uma visão de curto prazo que não lhes permite alcançar a posição de líderes. São perfecionistas e empenhadas mas muito agarradas aos modelos processuais a seguir, o que pode tirar-lhes flexibilidade. Têm dificuldade em responder ao mercado no timing certo.
Empresas visionárias
Marcam a diferença pela inovação. Não têm produtividade suficiente para fazer acontecer. Têm inspiração e conhecimento do mercado mas pouca experiência ou pouca capacidade produtiva. Têm dificuldade em executar as ideias que têm, fator que lhes dificulta o crescimento.
Empresas focadas em nichos
Têm uma oferta muito específica para determinados nichos, o que dificulta a alavancagem do negócio. Normalmente têm uma produtividade baixa e clientes conformados pela especificidade da oferta. A pouca abrangência de target representa uma dependência da empresa que pode facilmente ser ameaçada pelo aparecimento de um concorrente.
Conceitos:
Visão de mercado
- Recorrer ao marketing para adequar a oferta ao mercado, a forma de abordagem e o timing da mesma;
- Inovar, com base nos conhecimentos acima mencionados.
Capacidade de execução
- Disponibilizar a oferta ao mercado no timing certo;
- Proporcionar experiência ao cliente;
- Ter - e cumprir - planeamento, tática e estratégia;
- Ter viabilidade financeira.
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