Muito mais importante que qualquer vínculo contratual entre empresas e colaboradores, é o contrato psicológico entre ambos, é o sentimento de compromisso e de pertença, e o empenho e motivação daí decorrentes.
Mas como se consegue desenvolver este elo psicológico, que tanto promove o envolvimento do colaborador com a empresa?
1 – A empresa deve definir claramente a ligação entre as metas individuais do colaborador e a estratégia da organização;
2 – Devem ser estabelecidas metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e enquadradas no tempo). Isto motiva e desafia o colaborador a sentir-se responsável e a fazer mais e melhor;
3 – Pague com base no mérito. As empresas que têm uma cultura de remuneração por desempenho apresentam índices mais elevados de produtividade;
4 - A responsabilidade deve ser dividida por todos, criando metas em cascata, por exemplo, para que um líder atinja os seus objetivos, é necessário que os seus colaboradores também o façam, no nível hierárquico respetivo;
5 – Comunique a toda a empresa quais são as metas a atingir;
6 – Diga claramente, a cada colaborador, quais são as expectativas existentes face ao seu trabalho, em cada uma das fases dos processos;
7 – Aposte na partilha de informação e na formação de expectativas reais das partes;
8 – Deixe as pessoas participarem! Ouça a opinião de cada um e dê-lhe a devida importância;
9 - Tenha disponibilidade para responder aos colaboradores de forma clara e consistente;
10 – Deixe claro o que é que que cada pessoa tem de fazer exatamente, para ter sucesso na carreira.
Sem comentários:
Enviar um comentário