Ao contrário do que se pensa, pode aprender-se a ser líder. Dependendo da personalidade, isto pode ser mais ou menos difícil, mas consegue-se. E vale a pena. Os grandes líderes criam grandes equipas que, por sua vez, criam organizações excecionais.
Para ser um grande líder, o importante é saber o que é preciso, analisar-se objetivamente e trabalhar os pontos que precisa de desenvolver ou melhorar:
1 - Responsabilidade – Como qualquer pessoa, os líderes erram. A diferença é que assumem os erros, começam prontamente a trabalhar na correção dos mesmos, e aprendem com eles.
2 - Tranquilidade – Os líderes verdadeiros não sentem necessidade nem de controlar, nem de intimidar. Controlam as suas próprias emoções e conseguem tranquilizar a equipa.
3 - Proteção – Embora partilhem tudo com a sua equipa, os bons líderes poupam os companheiros de preocupações que não precisam de ter. Se a empresa estiver a passar uma fase má, o bom líder concentrará a sua equipa em melhorar o desempenho. Não irá assustá-la falando exclusivamente do mau momento por que passam. O foco é na solução, não é no problema.
4 - Amizade – Os líderes nunca estão demasiado ocupados para ouvir alguém da equipa. Ouvem opiniões profissionais, problemas pessoais e trabalham no sentido de atender às aspirações de crescimento de cada um.
5 - Orientação – Os melhores líderes são os que criam novos líderes. E sabem que a empresa só ganha com isso: quantas mais pessoas forem excelentes, melhor. Não se sentem ameaçados. Ajudam o desenvolvimento das pessoas com quem trabalham. Um grande líder serve a sua equipa. Não quer ser servido por ela.
6 - Honestidade – Honestidade para consigo próprio, para com a equipa e para com a empresa. Compromisso e fé, que se refletem no melhor desempenho possível.
7 - Inteligência emocional – Os grandes líderes procuram ser empáticos com os outros e sabem como falar com cada pessoa de modo a inspirá-la, a obter um feedback positivo.
8 - Exigência – Com todos mas, principalmente, consigo mesmo.
9 - Valores – A ética é importante para um líder. Um líder não trabalha por trabalhar. Trabalha porque acredita no que faz e transmite essa crença para os outros. Um líder é alguém de caráter, em quem a equipa pode confiar plenamente. Alguém que não falha à sua palavra. Alguém com integridade, respeito pelo outro, transparência, inovação, proatividade, paixão, humildade...
10 - Exemplo – O bom líder nunca defende nem pede algo que ele próprio não faça.
11 - Resultados – Um líder não se contenta com boas ideias. O líder concretiza-as e ajuda a equipa a concretizá-las.
12 - Persistência – Os obstáculos não são barreiras. Os grandes líderes não desanimam só porque o caminho não é fácil. Lutam, insistem, descobrem alternativas.
13 - Motivação – Os líderes auto-motivam-se, são entusiastas e contagiam a equipa. Criam um ambiente motivado, transmitem o sentimento de que se faz parte de algo maior, que vai muito além do trabalho em troca de uma remuneração. Dão uma razão de ser à equipa. Oferecem causas.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar