quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conhece o seu comportamento comunicacional?

Mais do que o que se diz, conta a forma como se diz. A mesma mensagem, transmitida em tons diferentes, será recebida de forma diferente. 


A forma como comunicamos pode levar-nos ao sucesso ou ao insucesso, sendo importante estarmos conscientes do nosso comportamento comunicacional dominante e, se necessário, corrigi-lo.

Há 4 tipos de comportamentos comunicacionais que, em diferentes momentos, todos adotamos: assertividade, agressividade, passividade e manipulação. Cada um deles, leva a resultados diferentes.

Para identificar o seu tipo de comportamento comunicacional, cruze o nível de transparência do seu discurso, com o nível de respeito que tem pelo interlocutor. Depois, veja o tipo de feedback que esse comportamento é mais suscetível de despertar:


Agressividade – As pessoas com este tipo de comportamento, tendem a impor os seus pontos de vista aos outros, o que levará o interlocutor a responder com passividade ou agressividade. A longo prazo, estas pessoas não conseguirão atingir os objetivos pretendidos. O feedback tenderá a ser negativo.

Manipulação  – A linguagem é utilizada como disfarce: lisonja, insinuação, chantagem ou sarcasmo. Os manipuladores atingem muitas vezes os seus objetivos, no entanto, dependendo do nível de manipulação, podem chegar a um momento em que perdem a confiança do interlocutor. O feedback obtido poderá ser positivo ou negativo.

Passividade – As pessoas com comportamento comunicacional passivo evitam expressar opiniões, vontades e sentimentos próprios, submetendo-se aos dos outros. No próprio, provoca sentimentos de desvalorização, opressão e ira. Nos outros, este comportamento é suscetível de levar à falta de respeito, manipulação e, até, agressividade para com a pessoa passiva. O feedback obtido será negativo.

Assertividade – Estas pessoas têm o conjunto de atitudes e comportamentos que lhes permitem afirmar-se sem violar os direitos dos outros. Afirmar opiniões, vontades e sentimentos próprios e, ao mesmo tempo, promovem as dos outros. É um comportamento que afasta as tentativas de dominação, de criação de dependência ou dissimulação e que resulta na força da afirmação pessoal e na resolução dos conflitos. Feedback positivo!

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