Para
ir além da gestão e tornar-se um Líder, sugerimos:
1
- Assuma que é o rosto da empresa
para o mundo. É fundamental que assuma aquilo
que realmente é. A sua imagem, o seu exemplo, a sua postura, a sua mensagem e
toda a sua acção serão o espelho daquilo que construiu, serão a imagem da sua
empresa. Aquilo que transmitir para o exterior será aquilo que a empresa
transmitirá.
2 - Defina as prioridades da sua acção, estabeleça objectivos pessoais que
promovam os objectivos colectivos, foque a sua acção e abdique de tarefas
que outros poderão fazer. Pare de fazer o seu trabalho antigo! Deve criar
rapidamente a sua "identidade de liderança".
3 - Coloque as pessoas certas nos lugares chave e não deixe arrastar as
decisões de gestão do talento. É talvez um dos maiores erros que pode ter
custos incalculáveis na empresa. A
gestão dos recursos humanos da sua empresa ditarão a capacidade produtiva da
mesma.
4 -
Admita que precisa de ajuda! Ninguém é perfeito em tudo o que faz. Defina os seus pontos
fortes e fracos. De seguida encontre colaboradores talentosos que possam
complementar as suas fraquezas. Desta forma poderá dedicar-se às tarefas onde
terá o impacto máximo.
5 - Incentive
o trabalho conjunto e a construção de equipas de trabalho amistosas. Uma boa relação, protegida de
atritos, permitirá a criação de bom ambiente e gerará poupança de energia.
Promovendo o enfoque nas tarefas e objectivos pré-definidos.
6 - Potencie a cultura da empresa: este é um dos maiores desafios, mas também a maior
oportunidade para uma mudança. A cultura da empresa é o ADN da organização,
como tal é preciso perceber se está alinhada com o que terá de transformar na
organização. Para a potenciar, não esqueça que os elementos fundamentais são os
agentes culturais, ou seja, os seus colaboradores.
7 - Relacione-se e promova o contacto extra-laboral. A vida não é só
trabalho. Criar bom ambiente também significa gerar actividades extra-laborais
que permitam descontração conjunta e que eleve os níveis de relacionamento
entre os seus colaboradores. Isto permitirá aumentar as sinergias geradas
enquanto se cumprem objectivos coletivos e individuais.
8 - Conheça cada um dos seus colaboradores, e procure compreender o que
os atormenta. Isso afetará a produtividade da empresa e, directamente, a sua capacidade
de gestão. Quanto mais focados estiverem os seus colaboradores, mais facilmente
a empresa atingirá o objectivo final.
9 - Atenção! Confie nos colaboradores,
mas a amizade fica fora da empresa. Não esqueça, trabalho é trabalho, quando
tiver que ser implacável, não hesite! Esses momentos são fundamentais para
definir limites e estabelecer pontos de respeito fundamental pelas suas
funções. Os amigos na empresa já não funcionam.
10 - Seja persistente, vá além dos sorrisos, descubra o que se passa na
sua empresa, e não desista. Se quiser perceber porquê, volte a ler o 1º conselho.
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