segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Benchmarking, o que é e que vantagens tem?


Segundo o site do IAPMEI, o Benchmarking é o "processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respetivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem".


Definições à parte, o benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão, o seu objectivo é sem sombra de dúvidas, melhorar os processos da organização através da avaliação dos métodos de trabalho presentes no mercado, com essa avaliação, as empresas podem comparar de forma contínua os seus produtos, serviços e metodologias de trabalho com o objetivo de encontrar as melhores práticas, avaliar e se for interessante, adota-las.

Vários são os benefícios identificados no benchmarking nomeadamente o facto de permitir a introdução de novos conceitos de avaliação, aumentar o conhecimento dos concorrentes permitindo uma avaliação direta das vantagens e desvantagens, medir se os objetivos fixados na empresa estão de acordo com o mercado e estabelecer metas mais realísticas, por fim, possibilitará uma melhor avaliação interna da empresa, uma empresa mais aberta ao exterior é, com toda a certeza, uma empresa mais transparente. É importante esclarecer ainda que o benchmarking não é apenas externo, ou seja, não é apenas a comparação com outras empresas, a componente interna poderá assumir grande importância, nomeadamente a comparação entre departamentos/unidades de negócio da empresa. A grande dificuldade do benchmarking fora da empresa, é ditada pela grande dificuldade de encontrar testemunhos dentro da mesma área de negócio.

A implementação de um processo de benchmarking na empresa, deve ser acompanhado de uma forte abertura à mudança, pois nada vale ter a consciência que algo está errado e não implementar as alterações necessárias, o mundo muda a grande velocidade, é importante acompanhar essa mudança. Em tempos de crise, é necessário apelar à criatividade, ter o espírito aberto a novas ideias, promover o benchmarking poderá ser uma fonte inspiradora.

Sem comentários:

Enviar um comentário