Os resultados das empresas dependem, em larga escala, das pessoas que nelas trabalham. Quando as pessoas estão desmotivadas, a qualidade do serviço piora, a produtividade diminui, o cliente deixa de receber a atenção que merece e, claro, os resultados da empresa pioram.
Impõe-se assim a pertinente questão: quais são os sinais que indicam desmotivação?
1 - Presença constante de conflitos;
2 – Queda nos resultados (tanto individuais como das equipas);
3 - Índice acentuado de rotatividade dos colaboradores;
4 - Absenteísmo constante;
5 - Ausência de comunicação eficaz, mesmo entre membros da mesma equipa;
6 - Ambiente pesado;
7 - Relacionamento frágil e de pouca confiança entre líderes e liderados;
8 - Ausência de propostas que visem o desenvolvimento profissional das pessoas;
9 - Falta de estímulo para participar em atividades promovidas pela empresa;
10 - Profissionais habituados à zona de conforto e adversos a processos de mudança;
12 - Fortalecimento da "rádio corredor": os boatos valem mais do que as informações passadas pelos líderes, a confiança é diminuta (tanto em relação aos líderes, como às políticas da empresa);
13 – As pessoas não apresentam ideias novas: assumem que não serão levadas a sério, que haverá sempre qualquer entrave e que não serão reconhecidas.
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