Às vezes, parece que temos muita coisa para fazer, que não paramos o dia todos mas, ainda assim, parece que nada aparece feito. Existem muitas maneiras de melhorar a produtividade e cada pessoa sabe melhor do que ninguém qual o melhor método para si. No entanto, aqui ficam 8 medidas que poderão ajudar.
1 – Mantenha os arquivos organizados
A tendência é criar muitos documentos, muitas pastas e não saber onde está o quê. Se tiver uma organização lógica, sentir-se-á mais eficiente e saberá sempre onde procurar o documento que precisa.
2 – Escreva as tarefas que tem para fazer e atribua-lhes prioridades
A lista pode ser diária, semanal ou mensal, como se adaptar melhor à sua função, personalidade e aos projetos em curso.
3 – Não acumule pequenas tarefas
Se aparecer algo que demora menos de 3 minutos, faça-o assim que possível! Ficará com a sensação de que existem menos coisas pendentes e terá a cabeça mais livre para se dedicar a tarefas que exigem mais dedicação.
4 – Anote quando os assuntos ficam pendentes noutras pessoas
Para além de evitar esquecer-se dos projetos, sabe o motivo por que o projeto ficou pendente e com quem está.
5 – Aponte as boas ideias
Se tiver uma boa ideia para a qual não tem tempo, mas que também não deve desperdiçar, aponte-a. Mantenha a lista atualizada e, quando for oportuno, volte a avaliar essas ideias.
6 – Seja realista quanto ao tempo
Se for demasiado otimista em relação ao tempo que pensa ocupar com cada tarefa, corre o risco de se sentir frustrado, de defraudar as expectativas de outras pessoas e de não conseguir cumprir aquilo a que se propôs. Se estabelecer metas exequíveis, sente-se mais em controlo, evita o stress do atraso e até pode surpreender-se pela positiva.
7 – Seja rápido a decidir
Quando surge uma tarefa importante mas inesperada, decida rápido: resolver logo, delegar ou agendar uma data para a levar a cabo. Assim, não negligencia essas tarefas, mas também não deixa que prejudiquem a execução das restantes.
8 – Esqueça o multitasking
Quando começar algo, leve a tarefa até ao fim. Interromper constantemente e tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pode resultar em que muita coisa fique iniciada, mas poucas fiquem, efetivamente, concluídas.
Sem comentários:
Enviar um comentário