segunda-feira, 5 de março de 2012

Definir valor: dificuldades no processo

Para quem já teve algum tipo de contacto com Lean Thinking, depressa encontrou os seus 5 príncipios, transversais a todo o pensamento desta "escola". E, bom, 5 princípios não parece difícil de apreender.

No entanto, mal partimos para o primeiro princípio, os problemas começam. É verdade, o primeiro de todos é, provavelmente, o mais difícil: definir valor. Definir valor, em Pensamento Lean, não é mais que identificar o valor que o nosso cliente atribui aos nosso produtos ou serviços. Mas conhecer este valor não é fácil. E não é fácil por inúmeras razões. 

 


Desde logo, como produtores ou prestadores de serviços, tendemos a "puxar a brasa à nossa sardinha" e a considerar o que fazemos muito superior ao que todos os outros fazem; como somos nós que desenhamos os produtos ou desenvolvemos os serviços, vemos nestes certas virtudes que ninguém mais vê e, depois, lá vêm as maravilhas técnicas que ninguém entende e que não têm qualquer utilidade ou as subtilezas de um serviço de excelência que o cliente não perceciona; como se não bastasse, os clientes são cada vez mais exigentes, têm cada vez mais oferta e o poder está mesmo todo do lado deles.

Assim, se começou agora a contactar com Lean Thinking e se sente "encalhado" nesta questão do valor, considere entregar essa tarefa a quem está mais perto da "fonte", ou seja, do mercado: o Marketing. Deixe o Marketing definir o valor, como este é percecionado pelo cliente e depois poderá concentrar-se em target costing (Preço de Venda – Margem).

Sem comentários:

Enviar um comentário