O mundo funciona em rede, as pessoas ouvem as outras pessoas, online e pessoalmente. Por norma, as pessoas com mais facilidade na vida são aquelas que, para além das competências necessárias, têm as melhores redes de contactos.
O que é que isto diz? Seja sociável! Construa, mantenha e aumente a sua rede de contactos, vai notar o seu negócio a prosperar.
Isto faz-se, essencialmente, com tempo e dedicação e não vale a pena começar se não pretender continuar, a comunicação deve ser contínua, bidireccional e gradual. Não pode decidir hoje que quer ter fazer uma boa rede de contactos e contar que esta esteja "pronta" nem no dia seguinte, nem no mês seguinte. Este é um processo que nunca termina. Aposte na simpatia, na abertura e nos pequenos hábitos que criam e fortalecem relações:
1 - Seja positivo: em cada conversa, lembre-se de algo positivo, que seja agradável de ouvir. Assegure-se que está a dar e a receber feedback positivo numa base diária;
2 - Congratule: seja uma influência positiva nas pessoas que o rodeiam. Diga às pessoas de que forma contribuem para a sua vida. Celebre e reconheça os sucessos dos outros, sendo sincero quando o faz;
3 - Apresente-se a pessoas que não conhece: conheça pelo menos uma pessoa em cada evento a que vai.
O que não fazer:
• Desligar o telefone;
• Adiar respostas a convites;
• Não ler as cartas / os e-mails que lhe chegam;
• Esquecer o seu cartão de contacto;
• Em eventos, não esteja sempre só com as pessoas que já conhece.
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