Empresas que nunca se importaram com marketing começam a abrir os olhos para a lógica importância do mesmo: conhecendo o mercado, adequando à sua oferta aos desejos do cliente e comunicando que a tem, consegue melhorar significativamente o seu negócio. Mas fazer alguns anúncios em momentos de maior aperto não resolve: vai gastar dinheiro e não ter retorno (ou, com sorte, ter pouco retorno).
Como qualquer outra atividade, o marketing não pode ser feito sem sentido ou planeamento; ações isoladas, de pouco ou nada servem.
De acordo com um estudo da VisionEdge Marketing, há 4 fatores que impulsionam o sucesso em marketing:
1 – Ter um plano de marketing (72% das empresas de sucesso incluídas no estudo) – Porque é necessário ter coerência e estabelecer metas, objetivos e uma direção definida e partilhada na empresa.
2 – Ter um orçamento para marketing (70% das empresas de sucesso incluídas no estudo) – Sem saber quanto se pode investir, não se pode planear com antecedência!
3 – Ter pessoas profissionais (65% das empresas de sucesso incluídas no estudo). Pedir ações esporádicas a uma agência ou recrutar alguém que não sabe de marketing e se baseia apenas no senso comum, não é o caminho para o sucesso. idealmente, todas as empresas deveriam ter pelo menos 1 profissional da área a tempo inteiro, ainda que em parceria com agências. Alguém responsável por delinear a estratégia e controlar as ações.
4 – Definir e usar métricas e análises de retorno – Para saber que ações estão a compensar. Assim, saberá em que continuar a investir e quais os melhores canais e as melhores ações para chegar ao público-alvo da sua empresa.
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