O mercado está difícil. Tão difícil como encontrar um tesouro só por começar a cavar em qualquer lado. Tesouro que poderia encontrar com facilidade se tivesse um mapa para o mesmo. Com o mercado passa-se o mesmo. Não adianta disparar em todas as direções, “cavar” em todo o lado como se não houvesse amanhã. O truque é “dividir e conquistar”: dirija-se ao nicho ou nichos a que pode trazer efetivas vantagens e benefícios e faça bons negócios!
1 - O caminho é personalizar!
O tempo das massas já lá vai. Os clientes não procuram um produto standard, que serve para todos e para tudo. Querem uma oferta específica, feita a pensar neles, concebida para solucionar os seus problemas… O foco não é o seu produto, o foco é o cliente e o que o cliente quer. O cliente não quer saber do seu produto. Quer saber que benefícios é que esse lhe traz. Como diferentes clientes têm desejos e necessidades diferentes, não segmentar pode significar não conseguir chegar ao mercado.
2 - Oferta de melhor serviço
Pode escolher mercados adequados às competências da sua empresa e, ao mesmo tempo, saber qual a imagem que têm da sua empresa e adequar melhor o seu produto ou serviço às necessidades específicas do target, conseguindo uma mais forte posição competitiva. Mais, quando os clientes têm as suas necessidades bem atendidas, o consumo aumenta, o passa-palavra também, e há mais hipóteses de os potenciais clientes se converterem em clientes efetivos – satisfeitos e fidelizados.
3 - Identificação de novas oportunidades
Ao segmentar, irá estar mais próximo do mercado e aperceber-se da existência de segmentos não atendidos ou subatendidos. Irá conhecer os nichos, saber que necessidades existem a que ainda ninguém respondeu, como responder, a quem deve dirigir-se quando tiver a oferta adequada e qual a mensagem a passar: a solução para os problemas que têm. Algo inovador que resolve o problema “X”. Os clientes não ouvem nada que tenha a ver com o seu produto. Ouvem atentamente tudo o que tenha a ver com os benefícios que terão.
4 - É mais fácil defender-se da concorrência
Quando se aponta a um segmento específico do mercado, é mais fácil conseguir manter-se um passo à frente de potenciais concorrentes. Já conhece esse nicho de mercado, já sabe o que procura e o que precisa. Quer queiramos quer não, hoje, os mercados mudam mais rapidamente do que a oferta das empresas. Ao direcionar, aproximamo-nos dos clientes, conhecemos as mudanças à medida que elas acontecem, e temos maior facilidade em acompanhá-las.
5 - Mais retorno do investimento feito em marketing
Como está a dirigir-se a quem sabe que precisa do que tem para oferecer, consegue adequar a sua mensagem, recorrer a técnicas adequadas ao seu mercado-alvo, adequar melhor o seu produto ou serviço ao que os clientes procuram e elaborar campanhas mais eficazes e mais económicas: a sua oferta e a sua comunicação são dirigidas a quem se interessa: como conhece o mercado, sabe o que os clientes procuram.
6 - Os concorrentes estão a fazê-lo!
Não segmentar é não aproveitar as vantagens acima citadas. Pior, há quem o faça!
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