segunda-feira, 10 de outubro de 2011

6 Dicas para converter os visitantes do seu website em clientes

Quem ouve falar do seu negócio e tem curiosidade em saber mais, vai pesquisá-lo na Internet e vai encontrar o seu site, a "cara" da sua empresa. Este, mais do que transmitir uma boa imagem, deve ser pensado para converter visitantes em clientes. Independentemente do design, há princípios que, quando seguidos, ajudam a que isto aconteça. Siga estas dicas e… Bons negócios!



1 – Disponibilize informação útil e atualizada

O visitante deve ficar a saber o que é que a sua empresa faz, o que ganha em trabalhar consigo, que produtos e serviços tem para oferecer, para que servem… O princípio é: queremos que o visitante entre em contacto connosco, mas ele só o fará se, depois de ler a informação, sentir que está bastante esclarecido, que a oferta pode ser benéfica para ele, e que tem curiosidade em saber mais uma ou outra questão. Se o site nada lhe disser, não lhe desperta a curiosidade, e não haverá iniciativa de contacto.

2 – Facilite!

Um site que não é navegável, onde não se encontram as coisas, que obrigue a estar constantemente a voltar à homepage ou a reiniciar processos, é um site para esquecer. Certifique-se de que cada página tem as funcionalidades adequadas para responder ao que o cliente possa querer fazer no momento (comprar, voltar atrás, pedir uma demonstração…). A ambição: que nada esteja a mais de 2 cliques de distância, seja aceder a um texto, seja fazer uma encomenda.

3 – Inclua um campo de pesquisa no website

Há quem não tenha tempo a perder e visite o seu site em busca de informação muito específica, normalmente, sobre o produto ou serviço que a pessoa procura. A "pesquisa" ajuda muito o visitante. Não queremos que as pessoas desistam de navegar no site por não conseguirem encontrar o que procuram, e que até lá estava… algures!

4 – Ative os impulsos!

O visitante até pode querer ver uma demonstração do seu produto, obter um orçamento do seu serviço ou marcar uma reunião. No entanto, dificilmente vai ter a iniciativa de se mexer se tiver de procurar os contactos da empresa, ligar, esperar para falar com a pessoa certa e aguardar uma resposta. Use botões call to action e desperte os impulsos do visitante: "pedir demonstração", "obter orçamento", "reservar agora", "comprar" são exemplos de opções que aumentam as hipóteses de chegar a esses resultados, com menos trabalho e em menos tempo. A simplicidade e a noção de imediato funcionam!

5 – Contactos visíveis

Quer ter a oportunidade de falar com os visitantes do seu website? Para além de incentivar o visitante a querer ser contactado (como vimos no ponto anterior), deixe a porta aberta para que possam ser eles mesmos a tomar a iniciativa de contactar a sua empresa. Contactos difíceis de encontrar podem ser oportunidades perdidas. Melhor ainda, é que os seus contactos sejam fáceis de encontrar e que o visitante não gaste nada para falar consigo: uma linha gratuita ou um campo "nós ligamos", são uma mais-valia.

6 - Tecnologia impecável


Seguiu estes princípios, mas o site demora muito a carregar, tem hiperligações que não funcionam, gralhas, páginas que não abrem, só é compatível com 1 tipo de browser… Não há milagres! Pouca gente tem tempo (e paciência) para ficar à espera que um website funcione. O mais provável é desistirem de ver a sua página e pesquisar outras empresas que tenham ofertas similares. E assim se perde um potencial negócio...

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