Organizar um evento é uma maneira de manter a proximidade com os clientes, de envolvê-los, de contactar potenciais clientes e de ganhar visibilidade no mercado. Não é complicado de fazer mas dá trabalho e implica muita atenção ao detalhe.
O que não esquecer? Checklist para organizar um evento bem sucedido
- Dê-lhe um nome: ajuda na divulgação e é mais profissional;
- Defina o target do evento e comunique para ele;
- Na divulgação, inclua informação sobre os melhores locais para estacionar (ajuda a diminuir o número de atrasos) e, se necessário, sobre o tipo de vestuário requerido, para que ninguém se sinta desenquadrado;
- Ao marcar a data, investigue se esta não se sobrepõe a outros eventos;
- Verifique as previsões meteorológicas para o dia em questão, principalmente, se se tratar de um evento ao ar livre;
- Liste o material necessário e tenha-o disponível e testado com antecedência (aparelho de som, microfone, projector...);
- Controle o tempo do evento: há sempre quem chegue atrasado, mas não é por isso que o evento deve atrasar ou terminar mais tarde;
- Preocupe-se com a qualidade e a quantidade da comida que vai oferecer. Lembre-se que, pelo menos água e café deve sempre oferecer;
- Verifique se o número de casas de banho é proporcional ao número de assistentes, para que as pessoas não passem mais tempo em filas do que a aproveitar o evento!
- Adeqúe o espaço ao número de pessoas que vão. Se for pequeno, torna-se desagradável, se for demasiado grande, parece que a sala está vazia;
- Seja relações-públicas! Tente integrar as pessoas mais tímidas, apresente os assistentes uns aos outros, dê atenção a quem chega. No início do evento, dedique cerca de 30 minutos a este trabalho;
- Se tiver material para distribuir (pastas, canetas, brindes), faça-o no início ou no fim do evento;
- Se existir música ambiente, certifique-se que é instrumental e que está num volume que não incomode a conversa dos convidados;
- Agradeça a presença dos convidados;
- Elabore questionários de satisfação e analise-os. Terá boas sugestões para melhorar futuramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário