É conhecida a história do senhor que vai ao psiquiatra por não conseguir dormir: quando está em cima da cama, imagina que está alguém lá debaixo. Vai para baixo da cama, imagina que está alguém em cima. O psiquiatra recomenda 1 visita semanal durante 2 anos, prometendo resolver o problema. O senhor não aparece mais. Uns tempos depois, encontram-se na rua e o psiquiatra pergunta ao senhor o que aconteceu, porque não havia aparecido mais. Responde o senhor: “por €10, um amigo meu resolveu a questão: cortou os pés da cama!”
Nas empresas acontece o mesmo: muitos problemas complexos podem ter soluções muito simples. O que acontece é que, muitas vezes, incorre-se no erro de resolver problemas sem determinar as suas causas: o problema vai repetir-se indefinidamente (o lado positivo é que já se sabe corrigi-lo, no entanto, para quem quer caminhar na direção da melhoria contínua, resolver o mesmo problema várias vezes, não é solução).
Solução: use a análise 5W!
Perguntar "porquê" 5 vezes vai ajudá-lo a identificar a causa da situação:
- Identifique o problema;
- Pergunte "porquê" que aconteceu (identificando todas as causas possíveis);
- Para cada uma das causas identificadas, volte a perguntar-se “porquê?”
- Repita cinco vezes os passos 2 e 3. Quando concluir este procedimento deverá ter encontrado as raízes do problema.
- Identifique a solução e as medidas a tomar para resolver as causas do problema.
Exemplo de aplicação da análise 5W:
No caso deste exemplo, a solução passou por criar e adotar a checklist. Muitos dos problemas que as empresas enfrentam têm uma solução simples e fácil de implementar. O que costuma faltar é a identificação correta da origem do problema, de modo a poder cortar o mal pela raiz.
Experimente seguir este método e diga-nos como correu!
Fonte: "Pensamento Lean - A filosofia das organizações vencedoras", de João Paulo Pinto.
Sem comentários:
Enviar um comentário