quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ideias para divulgar a sua empresa (quase) gratuitamente - Parte I

Estamos em crise, por isso, ninguém quer gastar dinheiro sem que seja absolutamente necessário. No entanto, é absolutamente necessário divulgar a sua empresa e que produto / serviço tem para oferecer. Se as pessoas não souberem que existe, não só não vão recorrer à sua empresa, como nem sequer a vão procurar. Pode parecer inconciliável, mas não é. Há formas de divulgar a sua empresa sem gastar (muito) dinheiro. A compensação não será imediata mas virá.

Surpreenda pela qualidade!

 
O passa-palavra continua a ser uma das formas mais eficazes de conseguir notoriedade (e clientes!). Um cliente satisfeito recomendá-lo-á a amigos e conhecidos, falará na qualidade do serviço, será um seu embaixador no mercado. Concentre-se em ser um bom parceiro de negócios do cliente, trate-o como gosta de ser tratado. Vá mais longe. Mais do que qualidade, ofereça excelência. As pessoas esperam ser bem tratadas, sendo muito mais fácil comentar o que desagrada, do que o que agrada (a maior parte das vezes, não se faz mais do que a nossa obrigação). Quer passa palavra? Surpreenda!

Divulgue na Web

Redes sociais, e-newsletters, website, blog corporativo… Esteja presente e seja fácil de encontrar. Prepare tudo para que, quando alguém ouvir falar da sua empresa, a encontre com facilidade e para que, for encontrado, a mensagem que está a passar seja aquela que quer passar. Defina bem o quer dizer ao cliente, assegure-se que é claro o que a empresa faz e o que tem para oferecer. Peça a alguém imparcial, que não conheça a empresa, para ler e dizer com que ideia ficou. Outra coisa: interaja! Se, por exemplo, ler um artigo que considere interessante e que tenha a ver com a sua área de atividade, deixe o seu comentário, não tenha vergonha de mostrar que sabe do que fala e que é um bom profissional.

Faça parcerias

 
Nenhuma empresa está sozinha no mercado. Se olhar para as outras como suas concorrentes, só vai conseguir uma série de "inimigos" (aos seus olhos), isolando-se do mercado e contando apenas com o que tem para oferecer. Por outro lado, se unir forças e olhar para as outras empresas como aliados, conseguirá descobrir serviços complementares, criar sinergias, passar clientes à outra empresa e receber clientes provenientes dela. Não só consegue mais negócios, como tem mais alguém a dizer ao mundo "esta empresa existe".

Inove e conte que está a inovar

Desenvolva um produto ou serviço inovador e de qualidade, divulgue nos seus meios próprios, e conte às outras pessoas. Empresas, clientes, institutos, instituições, meios de comunicação… Deve comunicar a quem possa interessar, consoante o que seja que tem para oferecer. Agora até é tão fácil saber os contactos da pessoa a quem queremos chegar.


Conheça pessoas

É tempo de conviver! Vá a eventos, conferências, workshops e fale com as pessoas que lá estão. Alguma coisa hão-de ter em comum, ou não estariam no mesmo sítio. Fale da sua empresa, conheça a dos outros, expanda a sua rede de contactos, aposte no networking. E não se esqueça de deixar o seu cartão!

Volte ao princípio!

Lembra-se do primeiro tópico? QUALIDADE. Não é opção, é requisito. Não vale a pena passar a nenhum dos pontos seguintes se não oferecer qualidade. Sem qualidade só conseguirá ser conhecido como um exemplo do que não fazer.

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