segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Saber estar nas redes sociais – Parte I

Hoje, (quase) toda a gente está nas redes sociais. O conhecido www.exemplo.pt está a ser substituído por www.facebook.com/exemplo. Mas estar nas redes sociais não quer dizer que se saiba o que se está a fazer. Conheça alguns erros e alguns pontos-chave que farão toda a diferença no sucesso da sua estratégia de redes sociais.




Me, myself and I

Quer potenciar o passa-palavra através das redes sociais? Não esteja sempre a falar do seu negócio. Há um princípio básico que leva as pessoas a partilhar aquilo que se publica nas redes: tem de ter interesse. Ou é útil para quem lê, ou tem piada. De qualquer forma, tem de levar o interlocutor a querer ativamente partilhar isso com os seus “amigos”. Há um dar para receber.
Laura Kowalski, consultora de negócios, resume a questão:

"I don't want to get ten tweets a day hearing about YOU. I want to hear things that are valuable for me and my life (…) I don't want to incessantly hear about your business. It won't make me think of you more, it'll just make me annoyed with you.”


Sem pressas!

É importante ter expectativas realistas acerca do que esperar das redes sociais. Estar nas redes sociais visa o estabelecimento de relacionamentos. Não conte com a obtenção de negócios, nem a curto, nem a médio prazo. Se acontecer, ótimo! Se não acontecer, o objetivo também não é esse. É conhecer o cliente, conhecer o mercado, dar-se a conhecer, criar simbioses, aprender e melhorar o que se faz e como se faz.


Ouça o cliente

Afinal, é este o grande propósito. Se quer estar nas redes mas sem permitir que o cliente interaja consigo pode valer mais limitar-se ao website institucional onde a comunicação é, salve raras exceções, unidirecional. Claro que, mesmo sem poder interagir, pode haver quem vá vendo o que a empresa publica nas redes, mas se isso não interessar à pessoa, a imagem que conseguirá pode não ser boa…


Aceite as críticas

Ninguém é perfeito e agradar a toda a gente é impossível. É necessário é saber lidar com as críticas e questões que possam aparecer. Uma má imagem nas redes sociais pode arruinar uma empresa, mas não estar nas redes é, cada vez menos, uma opção. As vantagens superam em muito as desvantagens mas, como em tudo, é preciso saber o que se está a fazer. Existe verdadeiramente um problema? Resolva-o. Assuma a responsabilidade, peça desculpa, compense o cliente. Não existe um problema, mas há uma má opinião? Tenha-a em consideração, agradeça o feedback obtido e analise se tem aí uma oportunidade de melhoria.


Tenha uma estratégia

Sabe por que tem um perfil nas redes sociais? Onde quer chegar? Como vai lá chegar? Quem é o seu target e como este usa as redes sociais? Estar nas redes só porque as outras empresas estão, não é um bom motivo e é meio caminho andado para o fracasso. Tem de haver estratégia, coerência, mensuração de resultados e uma adaptação constante da estratégia. Não é à toa que a maioria das redes sociais dispõe de análises estatísticas e que existem aplicações que servem, exclusivamente, para esse fim. Uma estratégia de redes sociais ocupa recursos e tempo e não traz retorno imediato. É necessário delinear um caminho e segui-lo.


Quer desenvolver ou melhorar a sua estratégia de Redes Sociais? Fale connosco e saiba como pode potenciar o seu negócio através das Redes Sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário