quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Como usar a rede do telemóvel para obter Internet no computador?

Nesta nova panóplia de ligações à Internet é necessário ter em conta certos elementos que nos podem ajudar no custo final e até na prática de transporte dos dispositivos.

Praticamente qualquer pessoa que tem acesso à Internet tem um telemóvel ou smartphone preparado para ligações à Internet, tem um portátil com uma pen usb para ligação a banda larga, talvez até um Tablet com o seu cartão de operadora.



Num exemplo prático:


“Vou para uma reunião e necessito de Internet no meu portátil, não me posso esquecer da pen de banda larga, tenho de levar telemóvel porque necessito de estar contactável… Idealmente seria útil que no local da reunião exista Internet ao dispor, mas e se não houver?!? “

Existe uma quantidade de ofertas de aplicações para Sistemas Operativos existentes nos telemóveis/smartphone/Tablet, que nos permitem tornar estes aparelhos num Hotspot[1]. Experimente ir até ao Market de aplicações do Android ou do iOS: se pesquisar por Thetering, terá diversas opções e avaliações das aplicações existentes; até existem sistemas que já vêm com esta opção de partilha.

Denomina-se a este tipo de ligação de Thetering: “thetering” significa partilhar a conexão Internet de um telemóvel ou smartphone com outros dispositivos. Esta partilha pode ser através de uma LAN sem fio (Wi-Fi), ou por Bluetooth[2], ou por conexão física através de um cabo. No caso de tethering através de redes wireless[3] LAN, o recurso pode ser marcado como um hotspot móvel. A Internet móvel utilizada no telemóvel torna-se assim como um router[4] portátil na prestação de serviços tethering para os outros dispositivos.

Exemplo num sistema Android v2.2:
Menu Tethering em Android v2.2






















Notas:

[1] Hotspot – é o nome de uma localização existe tecnologia Wi-Fi. Onde é possível conectar-se à Internet ou numa rede utilizando qualquer dispositivo que esteja preparado para se comunicar numa rede sem fio do tipo Wireless (Wi-Fi).

[2] Bluetooth - é um protocolo de comunicação sem fio. Dispositivos como telemóveis, portáteis, PCs, impressoras, câmaras digitais, entre outros… Podem se conectar uns aos outros, e trocar informações. Isto é feito através de ondas de rádio. Bluetooth só é usado para distâncias relativamente curtas, como a poucos metros.

[3] Wireless (Wi-Fi) – é o nome de uma ligação para a transferência de informação sem a utilização de cabos.

[4] Router - é um equipamento usado para fazer a troca de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.

1 comentário: