Einstein disse que "Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X, Y é o lazer, Z é manter a boca fechada". Então, e se juntarmos os momentos de X e Y, trabalho e lazer, num almoço de negócios com o cliente?
Os almoços de negócios fortalecem laços e aumentam as possibilidades de fechar negócios! Para que isso aconteça e corra bem, basta "saber estar".
1 - Faça o convite com antecedência
O convite deve ser feito com três dias de antecedência, por telefone, explicando o motivo do encontro e aproveitando para perguntar se o cliente tem algum tipo de restrição ou preferência alimentar. Isto vai evitar constrangimentos (por exemplo, convidar um vegetariano para um óptimo restaurante de carnes)! O ideal: sugira duas ou três alternativas para que seja o convidado a decidir.
2 - Reserve mesa
Escolha a com melhor vista e/ou com mais privacidade e longe de locais de passagem, como as casas de banho ou a cozinha.
3 - Seja pontual
Quem convida deve chegar antes, no entanto, previna a eventualidade de o convidado chegar primeiro e, quando fizer a reserva, indique também o nome do convidado.
4 - Escolha bem o restaurante
Não é uma boa ocasião para experimentar restaurantes novos (a não ser que seja sugerido pelo convidado), pelo que o sítio deve ser conhecido, num local acolhedor, sem barulho, fácil de encontrar e com estacionamento por perto. Evite as comidas exóticas e os restaurantes muito caros, pois pode deixar o convidado pouco à vontade.
5 - Seja discreto e educado
Para além das regras que aprendemos quando somos pequenos, como por o guardanapo no colo, limpar a boca antes de beber, não falar de boca cheia... seja confiante e discreto! Se tiver de reclamar, chame o empregado discretamente, sem fazer cenas; se for o convidado a precisar de chamá-lo, antecipe-se: esse papel pertence ao anfitrião. Como o seguro morreu de velho, evite as comidas mais propícias a sujar-se (como pratos com muito molho) e o consumo de bebidas alcoólicas. Se o convidado quiser um pouco de vinho, acompanhe, sem exageros.
6 - Não fale de negócios!
Pelo menos, enquanto estiverem a almoçar. Podem falar levemente do tema ou de questões relacionadas, mas a altura ideal será no final do almoço, ao pedir a sobremesa ou o café. Antes disso, conheça e crie empatia com a pessoa com quem está, sem fazer perguntas sobre a sua vida pessoal!
7 - Evite o telemóvel
Quando o telefone toca, o convidado fica sem saber o que fazer, para onde olhar, a conversa é interrompida e o ambiente fica desconfortável. Durante o almoço deve estar disponível apenas para a pessoa com quem está. Esqueça o telemóvel, não o ponha em cima da mesa e deixe-o em modo de vibração ou no silêncio. Se receber uma chamada mesmo muito importante atenda mas seja breve; se já estiver à espera de receber essa chamada, avise o convidado logo no início do almoço.
8 - Pague a conta
Quem convida, paga. Se o convidado se oferecer para dividir, recuse educadamente e não faça comentários sobre o valor cobrado. Não peça a conta sem antes perguntar ao seu convidado se está satisfeito ou se deseja mais alguma coisa.
9 - Marque o próximo meeting
Evite que o almoço seja muito longo, para não cansar e não atrapalhar planos que o cliente possa ter para a parte da tarde. Quando se despedir, resuma a conversa, sugira agendar uma reunião para breve e diga que vai enviar um e-mail à tarde… Envie o e-mail à tarde!
Sem comentários:
Enviar um comentário