sexta-feira, 4 de novembro de 2011

9 Dicas para que um almoço de negócios corra bem

Einstein disse que "Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X, Y é o lazer, Z é manter a boca fechada". Então, e se juntarmos os momentos de X e Y, trabalho e lazer, num almoço de negócios com o cliente? 

Os almoços de negócios fortalecem laços e aumentam as possibilidades de fechar negócios! Para que isso aconteça e corra bem, basta "saber estar".

 

1 - Faça o convite com antecedência

O convite deve ser feito com três dias de antecedência, por telefone, explicando o motivo do encontro e aproveitando para perguntar se o cliente tem algum tipo de restrição ou preferência alimentar. Isto vai evitar constrangimentos (por exemplo, convidar um vegetariano para um óptimo restaurante de carnes)! O ideal: sugira duas ou três alternativas para que seja o convidado a decidir.


2 - Reserve mesa

Escolha a com melhor vista e/ou com mais privacidade e longe de locais de passagem, como as casas de banho ou a cozinha.


3 - Seja pontual

Quem convida deve chegar antes, no entanto, previna a eventualidade de o convidado chegar primeiro e, quando fizer a reserva, indique também o nome do convidado.


4 - Escolha bem o restaurante

Não é uma boa ocasião para experimentar restaurantes novos (a não ser que seja sugerido pelo convidado), pelo que o sítio deve ser conhecido, num local acolhedor, sem barulho, fácil de encontrar e com estacionamento por perto. Evite as comidas exóticas e os restaurantes muito caros, pois pode deixar o convidado pouco à vontade.


5 - Seja discreto e educado

Para além das regras que aprendemos quando somos pequenos, como por o guardanapo no colo, limpar a boca antes de beber, não falar de boca cheia... seja confiante e discreto! Se tiver de reclamar, chame o empregado discretamente, sem fazer cenas; se for o convidado a precisar de chamá-lo, antecipe-se: esse papel pertence ao anfitrião. Como o seguro morreu de velho, evite as comidas mais propícias a sujar-se (como pratos com muito molho) e o consumo de bebidas alcoólicas. Se o convidado quiser um pouco de vinho, acompanhe, sem exageros.


6 - Não fale de negócios!

Pelo menos, enquanto estiverem a almoçar. Podem falar levemente do tema ou de questões relacionadas, mas a altura ideal será no final do almoço, ao pedir a sobremesa ou o café. Antes disso, conheça e crie empatia com a pessoa com quem está, sem fazer perguntas sobre a sua vida pessoal!


7 - Evite o telemóvel

Quando o telefone toca, o convidado fica sem saber o que fazer, para onde olhar, a conversa é interrompida e o ambiente fica desconfortável. Durante o almoço deve estar disponível apenas para a pessoa com quem está. Esqueça o telemóvel, não o ponha em cima da mesa e deixe-o em modo de vibração ou no silêncio. Se receber uma chamada mesmo muito importante atenda mas seja breve; se já estiver à espera de receber essa chamada, avise o convidado logo no início do almoço.


8 - Pague a conta

Quem convida, paga. Se o convidado se oferecer para dividir, recuse educadamente e não faça comentários sobre o valor cobrado. Não peça a conta sem antes perguntar ao seu convidado se está satisfeito ou se deseja mais alguma coisa.


9 - Marque o próximo meeting

Evite que o almoço seja muito longo, para não cansar e não atrapalhar planos que o cliente possa ter para a parte da tarde. Quando se despedir, resuma a conversa, sugira agendar uma reunião para breve e diga que vai enviar um e-mail à tarde… Envie o e-mail à tarde!

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