quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os 5 mandamentos do espírito de equipa

"O problema não é o problema, o problema é a atitude em relação ao problema" (Kelly Young). As atitudes afetam a nossa forma de pensar, o nosso estado de espírito e o estado de espírito das pessoas que nos rodeiam.

Isto é especialmente relevante quando se é líder. Se o responsável por um grupo de pessoas anda sempre de trombas, não é de admirar que a equipa não ande propriamente feliz da vida. Mas isto aplica-se a toda a gente e não só aos líderes: cada um tem a capacidade de influenciar os outros. O mau humor pega-se. Felizmente, o bom humor também.

Uma atitude positiva reflete-se no ambiente de trabalho, na motivação, no empenho e nos resultados da empresa.




1 - Ninguém é menos profissional por RIR

Confraternizem e não tenham constrangimentos em rir. O ambiente de trabalho vai ficar mais descontraído.


2 - Fazer aos outros o que gostamos que nos façam a nós


Sejam disponíveis para os outros, preocupem-se, façam os outros saberem que contam com a ajuda de qualquer um dos membros da equipa, sempre que precisarem. 
 

3 - Procurar soluções

Ninguém é infalível ou perfeito. Quando algo correr mal assumam juntos o que aconteceu. Em equipa, chegam mais depressa à solução e isso é mais importante do que apontar dedos, ou não?


4 - Tentar sempre manter a calma
 
Quem estiver nervoso que vá dar uma volta, isole-se um pouco, respire fundo... O que for preciso para não descarregarem uns nos outros e dizerem algo que depois se arrependem.


5 – Otimismo e simpatia

Sorriam, partilhem as boas notícias, elogiem quem merece. Cada um deve procurar ser alguém de quem é bom estar perto!

Sem comentários:

Enviar um comentário