sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dar e receber: o que dar para receber o empenho e o compromisso das pessoas?

Não é por acaso que as melhores empresas para trabalhar costumam ser empresas bastante bem sucedidas: quando as pessoas gostam do trabalho, trabalham com mais vontade, são mais produtivas e a qualidade do trabalho é melhor.

Há que dar para receber. Neste caso, quer receber empenho, compromisso e um trabalho bem feito, de cada um dos seus colaboradores. Sabe o que deve dar para receber isto?


1 – Crescimento profissional

As pessoas precisam de evolução, ascensão e de realização, de fazer carreira e andar para a frente.


2 - Liberdade

Os bons profissionais só se mantêm em ambientes onde há liberdade. Ninguém gosta de normas e ordens que não entende. Avalie até que ponto cada um pode gerir o trabalho à sua maneira, sem prejudicar o trabalho. Assim, também sabe rapidamente quem sabe usar a liberdade responsavelmente e quem deve ser afastado da empresa.


3 - Justiça


Tratar as pessoas de maneira diferente, ter "preferidos", ter atitudes diferentes perante o mesmo erro, é meio caminho andado para ter uma equipa insatisfeita.


4 - Confiança na empresa


É necessário acreditar que a empresa está empenhada em fazer o que é certo, é ética, tem uma orientação e sabe para onde vai. Deve ser claro que os líderes estão preparados para esse cargo e que dão o exemplo.


5 - Bons líderes


A boa qualidade do ambiente de trabalho depende diretamente das pessoas que tomam as decisões (ver mais).


6 – Comunicação e espírito de equipa

Uma empresa em que nada é comunicado, mas tudo se sabe nos corredores, é propícia a conspirações, intrigas, mesquinhices e boatos. A comunicação na empresa deve ser transparente e toda a gente deve sentir que é parte da equipa, não que é alguém que anda ali, que sabe que vai acontecer qualquer coisa, mas não sabe o quê, nem porquê. Isto é especialmente importante em épocas de instabilidade, em que as pessoas temem pelos seus postos de trabalho.


7 – Recompensa e reconhecimento

Não estamos a falar de dinheiro. Claro que, se a pessoa receber muito pouco, não vai estar satisfeita. Mas o mais importante não é o salário, é o reconhecimento. De acordo com os estudos de RH, o salário é desmotivante se for muito baixo. Se for justo, deixa de ser uma preocupação. As pessoas motivam-se mais com um salário justo, numa equipa boa, integradas em projetos que a fazem crescer profissionalmente, que as desafiam e que dão prazer, do que quando têm um salário bastante alto, mas têm um mau ambiente de trabalho, nunca são reconhecidas por nada e não têm satisfação nenhuma naquilo que fazem.

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