Conseguir um lugar de destaque no mercado depende apenas de si. Aposte na qualidade, conheça e respeite os outros players e não queira tudo para ontem. Implemente estas boas práticas e... Bons negócios!
1 – Qualidade no relacionamento e no atendimento ao cliente
• Fale regularmente com os clientes;
• Responda às objeções;
• Esclareça as dúvidas;
• Seja rápido e prestável;
• Avise o cliente em caso de erro, atraso ou outra falha;
• Disponibilize vários canais de comunicação para que o cliente possa chegar facilmente até si.
• Fale regularmente com os clientes;
• Responda às objeções;
• Esclareça as dúvidas;
• Seja rápido e prestável;
• Avise o cliente em caso de erro, atraso ou outra falha;
• Disponibilize vários canais de comunicação para que o cliente possa chegar facilmente até si.
2 – Ouça o cliente
Incentive-o a reclamar e apresentar sugestões e use essa informação para melhorar.
3 – Aposte em parcerias e sinergias
Trabalhar com empresas de áreas complementares permite-lhe oferecer um maior leque de serviços ao cliente, sem os custos de ter de ter essas competências internamente.
4 – Trabalhe a imagem
Só depois de captar a atenção do cliente é que poderá ser considerado uma alternativa a explorar.
5 – Faça vendas consultivas
Ouça o cliente, compreenda o negócio dele e aconselhe as soluções que forem melhores para o caso específico do cliente, mesmo que não sejam as que compensam mais para si.
6 – Tenha o produto disponível
Ajudar o cliente a escolher, investir tempo até que ele saiba exatamente o que quer para, depois, ir comprar à concorrência porque a sua empresa, afinal, não tem o que ele precisa, é oferecer aos outros a papinha toda feita.
7 – Inove sempre!
Se estiver sempre um passo à frente, torna-se difícil copiá-lo.
8 – Não entre em guerras de preços
Não esteja sempre a fazer campanhas nem sacrifique lucros ou baixe preços só para ganhar uma venda, associe benefícios ao produto/serviço, justificando o preço que tem. Aposte na qualidade, é isso que é valorizado. É comum ouvir os consumidores dos mais diversos produtos e serviços dizerem "é um pouco mais caro, mas justifica-se porque…" O importante é isso. Que se justifique, que seja vantajoso para o cliente.
9 – Saiba lidar com a concorrência
Não viva em função do que os outros fazem, não copie, mas também não despreze nenhum concorrente, por pequeno que lhe pareça. Quando possível, converta-os em aliados: antes de decidir que um novo concorrente é um adversário, entre em contacto. Quem sabe não pode tornar-se um parceiro interessante?
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