sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como ganhar destaque no mercado?

Conseguir um lugar de destaque no mercado depende apenas de si. Aposte na qualidade, conheça e respeite os outros players e não queira tudo para ontem. Implemente estas boas práticas e... Bons negócios!



1 – Qualidade no relacionamento e no atendimento ao cliente

•    Fale regularmente com os clientes;
•    Responda às objeções;
•    Esclareça as dúvidas;
•    Seja rápido e prestável;
•    Avise o cliente em caso de erro, atraso ou outra falha;
•    Disponibilize vários canais de comunicação para que o cliente possa chegar facilmente até si.


2 – Ouça o cliente

Incentive-o a reclamar e apresentar sugestões e use essa informação para melhorar.


3 – Aposte em parcerias e sinergias

Trabalhar com empresas de áreas complementares permite-lhe oferecer um maior leque de serviços ao cliente, sem os custos de ter de ter essas competências internamente.


4 – Trabalhe a imagem


Só depois de captar a atenção do cliente é que poderá ser considerado uma alternativa a explorar.


5 – Faça vendas consultivas


Ouça o cliente, compreenda o negócio dele e aconselhe as soluções que forem melhores para o caso específico do cliente, mesmo que não sejam as que compensam mais para si.


6 – Tenha o produto disponível


Ajudar o cliente a escolher, investir tempo até que ele saiba exatamente o que quer para, depois, ir comprar à concorrência porque a sua empresa, afinal, não tem o que ele precisa, é oferecer aos outros a papinha toda feita.


7 – Inove sempre!

Se estiver sempre um passo à frente, torna-se difícil copiá-lo.


8 – Não entre em guerras de preços


Não esteja sempre a fazer campanhas nem sacrifique lucros ou baixe preços só para ganhar uma venda, associe benefícios ao produto/serviço, justificando o preço que tem. Aposte na qualidade, é isso que é valorizado. É comum ouvir os consumidores dos mais diversos produtos e serviços dizerem "é um pouco mais caro, mas justifica-se porque…" O importante é isso. Que se justifique, que seja vantajoso para o cliente.


9 – Saiba lidar com a concorrência

Não viva em função do que os outros fazem, não copie, mas também não despreze nenhum concorrente, por pequeno que lhe pareça. Quando possível, converta-os em aliados: antes de decidir que um novo concorrente é um adversário, entre em contacto. Quem sabe não pode tornar-se um parceiro interessante?

Sem comentários:

Enviar um comentário